Cuidador Terapêutico
O Mercado de trabalho

O IBGE publicou um estudo no qual a população idosa, vai aumentar em 47% de 2010 a 2020, passando de 14 milhões de idosos para mais de 20 milhões em uma década.

O envelhecimento, quando acompanhado de limitações funcionais, gera uma demanda de cuidados em várias áreas, cuidados estes que precisam ser abordados por profissionais habilitados, em reconhecer os distúrbios ligados ao envelhecimento, garantindo melhor atendimento e qualidade de vida ao idoso.

O aumento da expectativa de vida intensifica a prevalência de doenças crônico-degenerativas que, dependendo do quadro clínico e da resposta orgânica, limitam e, por vezes, incapacitam a pessoa, para o autocuidado, com consequências inevitáveis e limitações para as atividades de vida diária. Diante da fragilidade da pessoa idosa, associada ao desconhecimento e despreparo familiar, a internação hospitalar é um recurso adotado.

Essas internações representam alto custo, são de longa permanência e têm grande e negativo impacto na qualidade de vida da pessoa idosa, além de atingir percentuais altamente significativos no orçamento público e familiar. O atendimento e os cuidados domiciliares são o tratamento de eleição para esta parcela da população.

Público alvo

Este curso destina-se a pessoas que queiram ou necessitam cuidar e/ou apoiar idosos. Pessoas com ensino fundamental e médio completos.

Programa do curso
Componentes curriculares
Carga horária
Política Nacional do Idoso e envelhecimento
8h
Primeiros socorros/ verificação dos sinais vitais
8h
Tipos de doenças mais comuns nos idosos – (sinais e sintomas que o cuidador deve estar atento)
16h
Papel do cuidador: direitos e funções
8h
Medicamentos do idoso
8h
Cuidados que o cuidador deve ter com o idoso
24h
Cuidador acompanhante do idoso
8h
CARGA HORÁRIA TOTAL
80h
Metodologia

A jornada se desenvolverá sob forma teórica e prática, com atividades individuais e grupais, análise das tarefas, estratégias psicopedagógicas.

Material didáticos

Cada participante receberá uma apostila para encaminhamento dos trabalhos teóricos e práticos. Textos e artigos que serão encaminhados antecipadamente.

Certificados

Emitidos pelo Instituto Trieste, que nasce com uma proposta inovadora de projetos terapêuticos, cursos e palestras baseados na proposta de desinstitucionalização, ocorrida na cidade de Trieste – Itália. A proposta educacional do Instituto é privilegiar o aprendizado e incentivar o pensamento crítico, reflexivo e global. Visa desenvolver o potencial individual e o trabalho em equipe, valorizando a capacidade e a diversidade, sob uma perspectiva humanística.

Localidade

O curso poderá ser realizado em qualquer cidade do Brasil.

Contato

pablovalente@institutrieste.com.br

Instituto Trieste copyright © 2015. Todos os direitos reservados.