Saúde mental com enfâse na escola
O Mercado de trabalho

A análise retrospectiva da educação especial evidencia que sua trajetória acompanha a evolução histórica da conquista da cidadania e dos direitos humanos.

Embora o direito à educação de pessoas com necessidades educativas especiais, ou seja, portadoras de deficiências; transtornos mentais e altas habilidades estejam garantidos na Constituição Brasileira de 1988, o percentual de crianças, jovens e adultos atendidos pelo ensino regular ainda é insuficiente, face à enorme demanda. No Brasil, segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde/OMS, cerca de 10% da população possui algum tipo de deficiência. Destes, menos de 3% recebem algum tipo de atendimento. Esses índices são inaceitáveis, principalmente no atual momento histórico em que a sociedade assumiu o compromisso nacional de “assegurar a todos, sem discriminação, com ética e eqüidade, uma educação básica de qualidade”.

Refletindo sobre essas questões, julgamos necessária e importante a formação continuada dos profissionais que atuam na Rede de Ensino, através de propostas de aperfeiçoamento e atualização de conteúdos que se referem à implementação de uma escola inclusiva.

Público alvo

Professores educação infantil e Ensino Fundamental e profissionais afins.

Programa do curso
Componentes curriculares
Carga horária
Questões Conceituais da Educação Inclusiva
8h
Fundamentos Legais da Educação Inclusiva
8h
Questões conceituais e biológicas: deficiência intelectual e transtornos globais do desenvolvimento
16h
Currículos e Programas na área de DI
16h
Avaliação pedagógica na área de DI
8h
Transtornos Globais do desenvolvimento - Avaliação e Programas pedagógicos
16h
Adequações Curriculares na Perspectiva da Educação Inclusiva
16h
Apresentação dos Trabalhos Práticos Desenvolvidos pelos participantes
8h
CARGA HORÁRIA TOTAL
96h
Metodologia

A jornada se desenvolverá sob forma teórica e prática, com atividades individuais e grupais, análise das tarefas, estratégias psicopedagógicas.

Material didáticos

Cada participante receberá uma apostila para encaminhamento dos trabalhos teóricos e práticos. Textos e artigos que serão encaminhados antecipadamente.

Certificados

Emitidos pelo Instituto Trieste, que nasce com uma proposta inovadora de projetos terapêuticos, cursos e palestras baseados na proposta de desinstitucionalização, ocorrida na cidade de Trieste – Itália. A proposta educacional do Instituto é privilegiar o aprendizado e incentivar o pensamento crítico, reflexivo e global. Visa desenvolver o potencial individual e o trabalho em equipe, valorizando a capacidade e a diversidade, sob uma perspectiva humanística.

Localidade

O curso poderá ser realizado em qualquer cidade do Brasil.

Contato

pablovalente@institutrieste.com.br

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